Fairy Tail World RPG


Seja Bem vindo ao fairy tail World RPG!

Fairy Tail World RPG

O Mundo da Magia
 
InícioFT World RPGCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Sistema de Combate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Narrador

avatar

Mensagens : 71
Data de inscrição : 28/11/2012

MensagemAssunto: Sistema de Combate   Seg Maio 27, 2013 6:36 pm

Quantos movimentos fazer por post, como se define acerto ou falha, quais as restrições no uso de técnicas, além do poder mágico. Todas essas são questões cruciais e simultaneamente dúvidas realmente comuns dos jogadores. Para solucionar estas questões e reforçar o que é indicado em outros tutoriais segue uma explicação detalhada do sistema de combate.

Limite de movimentos:

A fim de evitar o uso indiscriminados de movimentos por post e evitar o tendenciamento na criação de um ou outro tipo de técnica mágica, há um limite de movimentos (técnicas mágicas) por post. Este limite é de 3 técnicas mágicas por post sendo que apenas duas podem ser do mesmo tipo, ou seja, é possível usar no máximo duas técnicas de suporte OU no máximo duas de esquiva OU no máximo duas de defesa OU no máximo duas de cura.

Cada movimento, exceto os de Cura e Suporte, exige o lançamento de um d20 correspondente e portanto o limite normal de dados por post é de 3 d20. As únicas exceções desse limite estão em técnicas com duração superior a um turno. Neste caso é permitido o lançamento de um dado secundário (d6) além do limite (3 d20).

Valores de movimento:

Cada movimento tem suas chances de êxito estabelecidas pelo somatório simples de alguns fatores sistemáticos. Em um confronto, logicamente, o movimento com maior valor de êxito prevalecerá. São os fatores sistemáticos que influenciam o valor de movimento: bônus de rank do personagem (para maiores informações clique no nome em verde e leia o Sistema de Ranks), bônus da técnica de suporte (quando houver) e valor do dado (d20). De forma simplificada:

Valor do movimento (chance de êxito)
= Bônus do Rank (para maiores informações clique no nome em verde e leia o Sistema de Ranks) + Bônus da (s) técnica(s) de suporte (quando houver) + d20.


Tipos de movimento:

1. Ataque:

Os ataques são, obviamente, os movimentos feitos com o objetivo de causar dano (reduzir o life) de seu adversário. De acordo com a descrição da técnica um ataque pode afetar um ou mais oponentes.

2. Defesa:

Um dos movimentos que existe para se evitar um ataque. Consiste em anular o dano da ofensiva do oponente seja por meio de bloqueio (defesa individual) ou de barreiras (defesas em área e com mais de um turno de duração). As defesas do tipo barreira podem ser removidas livremente pelo usuário e protegem quem o mesmo definir como protegido, além disso, para superar uma barreira executada com êxito em seu primeiro turno é preciso gastar um ataque, ou seja, se um barreira defender ataques apartir de seu segundo turno mesmo que uma ofensiva supere o valor de movimento da uma barreira ele NÃO causará dano a quem estiver protegido pela mesma. Defesas podem anular tantos ataques quanto sejam disparados simultaneamente/tendo um mesmo ponto como alvo, desde que, logicamente, superem o valor de movimento de cada ataque individualmente.

3. Esquiva:

O segundo tipo de movimento existente para evitar um ataque. Consistem em simplesmente evadir da ofensiva do oponente. As esquivas funcionam individualmente, exceto no caso de magias de teleporte, e podem evadir de quantos ataques quanto sejam disparados simultaneamente/tendo como alvo um mesmo local, desde que superem o valor de movimento de cada ataque individualmente.

4. Cura:

O tipo movimento que anula ou ameniza o efeito do ataque, isto é, seu dano. Técnicas de Cura são exclusivas de magias celestais e dispensam o lançamento de dados.

Recuperação Natural:

Para evitar situações em que imediatamente após uma luta determinado personagem esteja com seus status (Vida e Poder Mágico) totalmente recuperados há uma mecânica de jogo que define a taxa de recuperação de um personagem. Lembrando que essa mecânica de recuperação só funciona FORA de combate.

A Vida, excetuando o caso dos Slayers, que podem recuperá-la consumindo seu elemento, só pode ser recuperado por magias de Cura (celestiais). Já O Poder Mágico é recuperado, fora de combate e enquanto o personagem faz qualquer ação que difira de usar magia e ficar parado, a uma taxa de 25% por post.

Ex.: Um personagem Rank-B gastou metade de seu poder mágico total (Poder Mágico Total no Rank B = 200). Após isso o personagem teve de correr do lugar em que combateu (não ficou imóvel). Nesse caso o personagem recupera 50 de poder mágico por post depois do combate (25% de seu poder mágico total).

Caso em seus posts o personagem fique completamente imóvel e desperto a taxa de recuperação do Poder Mágico sobe para 50% por post. Se o Poder Mágico for zerado, por outro lado, o personagem passa 3 turnos sem recuperara-lo. Após estes 3 turnos 75% do valor total do Poder Mágico é automaticamente recuperado e passa a valer uma das taxas de recuperação anteriores (se o personagem está imóvel 50% ao post, se não está imóvel 25% ao post).

Ex.: Voltando ao exemplo anterior, digamos que o personagem Rank-B parou de correr e se manteve assim (imóvel). Nesse caso ele recuperaria 100 de poder mágico por turno (50% do valor total). Por outro lado, se o personagem rank-B zerar o poder mágico ele passará três turnos incapaz e usar magia (com 0) e no quarto turno irá de 0 a 150 de poder mágico (75% do valor total).

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Sistema de Combate
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sistema de Combate
» [Regra] Sistema de Combate
» Sistema de Combate
» Mukirana - Falha no Sistema ou Sacanagem?
» Sistema de escolha de classe por pictures.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fairy Tail World RPG :: Manual Fairy Tail World RPG :: Sistemas-
Ir para: